quinta-feira, 24 de abril de 2008

Redação dos Últimos Dois Dias

Ow... lá vem desabafo!!! Na verdade só papo furado... a respeito dos últimos dois dias em São Paulo (Como costumávamos fazer quando crianças, na escola, vou fazer minha redação).
Neste exato momento estou dentr de um ônibus, voltando pra Bauru depois de dois dias de trabalho em sampa.
Não foram dois dias quaisquer. Estava presente na cidade da garoa no momento do acontecimento mais comentado, desde ontem (acho que até mais comentado que morte da pobre Isabella): o terremoto que atingiu várias cidades ontem à noite.
No exato momento do acontecimento eu estava no quarto do hotel, trabalhando.... herrr... além de conversando fiado com amigos(as) também, pelo messenger. De repende sinto minha cadeira balançar, como se estivesse com uma perna manca, ou como se fosse daquelas cadeiras que você pode se jogar para trás sem cair. Na hora (como muitas pessoas também acharam) achei que eu estava apenas tonto, mas mesmo assim levantei pra me certificar de que a cadeira estava normal. Cheguei até a olhar pela janela, para ver se havia algo de errado, tentando de alguma forma me certificar de que o prédio não estava balançando. Mas o engraçao é que em nenhum momento me passou pela cabeça a idéia de um terremoto. Voltei aos meus afazeres e depois de algum tempo uma amiga me disse pelo messenger que estavam noticiando um terremoto em São Paulo. Só então me dei conta do que realmente havia acontecido. Pra falar a verdade não fiquei tão surpreso, não que isso seja rotineiro, mas a reação foi de uem passa por terremotos todos os dias, afinal, vai fazer-se o que a respeito!
Bom, fora o "grande aconteimento" esses dois dias foram mais produtivos no trabalho. As aulas (que venho ministrando em uma empresa cliente) caminharam bem na medida do possível. Esbarrei em alguns pequenos contratempos com o JBoss, pra variar, como configurações de proxy nos navegadores, portas ocupadas, mais de um servidor rodando em algumas máquinas, e outros problemas como lentidão na rede, dificuldade para atualização dos plugins do NetBeans, enfim, de tudo um pouco. Isso me custou uma boa parte do primeiro dia. Hoje as coisas correram mais maneiras, depois de ter conseguido contornar esses problemas no primeiro dia.
Por falar em NetBeans, tive a oportunidade de utilizar hoje, para a aula, a versão 6.1RC2. Fiquei bem satisfeito com o que pude ver. A resposta às ações estão bem mais rápidas quando se trabalha com o desenvolvimento de aplicações web com suporte a JSF e desenvolvimento visual. A criação opcional dos bindings para os componentes de tela já não era sem tempo. Ainda não pude testar a compatibilidade com a versão beta 4 do JBoss, mas acredito que assim como a versão RC1, o suporte está ok.
Outra coisa que tenho percebido é que, pelo menos para mim, dá menos dor de cabeça publicar as aplicações "por fora" no JBoss do que a partir do NetBeans; não pesquisei ainda se há o reconhecimento formal de problemas durante o deploy a partir da IDE (eu tive varias vezes problemas de "File cannot contain children" durante a publicação pela IDE, mas não "por fora").
Bom, vou ficar por aqui. Na verdade poderia ficar digitando a noite toda sobre todas as coisas que estão transitando em minha mente nesse momento, as divagações e filosofias discutidas com os taxistas, as conversas interessantes que tive com pessoas interessantes, mas vou aproveitar a bateria do note pra fazer outras coisas (e francamente, você nem tá aguentando mais ler tudo isso).

fui!!!

terça-feira, 15 de abril de 2008

Tuning no JBoss

Para quem precisa fazer um tuning no JBoss (recomendado para produção) aí vai um link interessante.

Tuning and Slimming JBossAS

É possível encontrar informações acerca do tuning de alguns serviços, da própria JVM e de como desabilitar serviços não utilizados.

sábado, 12 de abril de 2008

Windows em Colapso

O Windows está em colapso! Foi o que noticiou o site da Folha, com base em notícia do site da revista especializada ComputerWorld.
Dentre as causas da situação "insustentável" do sistema está o fato de a base de códigos do programa crescer de maneira muito rápida, tornando praticamente impossível o lançamento ágil de novas versões com mudanças significativas. Segundo a publicação, os usuários querem atualmente um Windows que rode em equipamentos menos robustos, de baixo custo, necessidade não correspondida pelo sistema operacional.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Tutorial "Logging de Eventos com Log4J"

Publiquei o tutorial "Logging de Eventos com Log4J", o primeiro de uma série que pretendo escrever.
Ele foi publicado no meu blog do Wordpress. Escolhi criar um novo blog no Wordpress exclusivo para tutoriais, poupando este blog de grandes conteúdos: só vou publicar o aviso e os links.
Espero que este tutorial seja útil, assim como os próximos que publicarei.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Atualização do Visual Web Woodstock Component Theme Builder

Boa notícias para quem usa o Visual Web Woodstock Component Theme Builder, criado por Winston Prakash, para personalizar seus temas do Woodstock: foi lançada a atualização para a versão 6.0.1 do Netbeans (6.0.1). Mais informações podem ser encontradas no blog de Prakash.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Versão 3.2 do Richfaces

Desde o dia 01/04 está disponível a versão 3.2 do Richfaces.
Esta versão traz alguns novos componentes, e algumas melhorias em alguns já existentes, como a opção de ordenação nas tabelas.
O destaque é que a partir de agora somente será suportada a versão 1.2 do JSF e no mínimo a versão 5 do Java.
Maiores informações podem ser obtidas no blog da comunidade JBoss.org.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Adobe exibe alfa do AIR para Linux

“A Adobe fechou acordo com a Linux Foundation e liberou versão alfa do sistema AIR para Linux.O AIR (Adobe Integrated Runtime) é um sistema que permite a desenvolvedores criar aplicativos de web 2.0 que funcionem tanto online quanto offline.

A plataforma em sua versão 1.0 estreou há cerca de um mês em versão para Windows e Mac OS. Segundo a Adobe, haverá também versões do AIR para dispositivos móveis.

A tecnologia permite rodar aplicativos em HTML, AJAX, Java e Flash dentro de navegadores. Como o próprio nome diz, a versão alfa ainda tem bugs e será melhorada a partir das respostas dos usuários Linux, diz a Abobe.

No mesmo anúncio, a companhia liberou versão alfa do Flex Builder para Linux, ferramenta de programação em Flash. A expectativa do Adobe Labs é ter uma versão final da plataforma para Linux para ambos os produtos, Flex Builder e AIR, até o final deste ano.”


Fonte: INFO Online