Para aqueles que trabalham com JavaServer Faces, e mais especificamente, com o Woodstock, já não é novidade o fato de que esta implementação foi descontinuada.
A grande questão levantada na ocasião, além, é claro, do suporte das aplicações já desenvolvidas, foi a utilização desta implementação no Netbeans. A IDE fazia a utilização da mesma no Visual Web JSF.
Pois bem, a comunidade do ICEFaces resolveu encarar a bronca e assumir a estratégia de migração.
Já estão disponíveis plugins para o Netbeans, e em breve haverá uma integração com a IDE que contará com ferramentas automatizadas de migração.
Mais informações podem ser encontradas nos seguintes links:
Woodstock to ICEfaces Migration
Woodstock Migrates to ICEfaces
Há, no primeiro link, um Roadmap para as tarefas envolvidas no processo de migração e integração com o Netbeans. As ferramentas automatizadas de migração só estão previstas para maio, o que é uma pena (mas já é alguma coisa).
Minha única preocupação, até agora, tem sido com o suprote a Ajax. O Woodstock era muito "fraquinho" em seu suporte ao Ajax, e era necessário, para um melhor suporte, a utilização do Dynafaces.
No link abaixo é apresentada uma tabela de comparação dos componentes já disponíveis para a migração:
Woodstock to ICEfaces Component Migration Matrix
Pretendo, assim que possível, criar uma pequena aplicação para avaliar esses recursos, e o próprio ICEFaces, que eu não conheço muito. Postarei os resultados no Wordpress.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário