sexta-feira, 28 de março de 2008

"Estender" e "Extensão"

Estava eu aqui escrevendo um material para as aulas que estou ministrando pela empresa e me deparei com a dúvida: "estensões" ou "extensões".
A dúvida me pegou pois em outra ocasião meu colega de trabalho, Eduardo (que é quem faz as revisões e publica os materiais para mim), me alertou para o fato de que eu estava escrevendo estender com "x", no contexto de herança de classes, como em "classe A estende classe B". É, de tanto ler "extends" nos livros de referência (que são em sua maioria escritos em inglês) acabei pegando o vício.
Pois bem, busquei no Google e achei a seguinte definição em um site (cuja referência está no final do post):

Estender e extensão

"Estender" se escreve com "s" e que "extensão" se escreve com "x", embora ambas as palavras tenham a mesma origem, ou seja, o mesmo radical latino, que é com "x": "extendere" e "extensione".

Trata-se de uma explicação histórica, segundo o professor Odilon Soares Leme, da Rádio Jovem Pan. "Estender" entrou para o léxico português no século 13, vindo do latim vulgar. Ora, naquela época, já no latim vulgar, o "x" tinha-se tornado "s" antes de consoante. Então, "estender" já entrou com "s" e foi mantido assim, mesmo em palavras derivadas desse verbo como estendível, estendedor, estendedouro, estendal.

Já o substantivo "extensão" entrou para o léxico português bem mais tarde, e só aparece em dicionário no século 18, tendo ido buscar a forma do latim clássico, "extensione", da qual manteve o "x", que foi mantido também em extenso, extensivo, extensível, extensibilidade...
fonte:

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=gramatica/docs/oqueearcaismo


Bom, essa é uma de tantas armadilhas de nossa língua.
Vê se não erra mais "rapá"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário