sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Papo Careta

Conforme o título que escolhi para esse desabafo, o que se segue é realmente um papo careta.
Antes de mais nada, quero dizer que não falo como representante de nenhuma religião ou entidade, falo apenas como um dos muitos jovens que já tiveram alguma experiência com algum tipo de droga, e que já perceberam que esse não é o caminho para a felicidade de ninguém. Também não vou expor ninguém, e tão pouco responderei àqueles que queiram saber quais são as pessoas a que me refiro, não insistam.
Como disse, já tive minhas pequenas experiências com drogas. Já passei pela fase da curiosidade de saber o que é um baseado. Lá pelos meus 15 anos procurei alguém que pudesse me apresentar à erva. Meu primeiro contato foi desastroso: perder o controle de si, e passar mal não era exatamente uma viagem da qual eu imaginava participar.
Em outras ocasiões, devido ao fato de estar entre pessoas que fumavam, ou influenciado pela situação, ainda dei uns tapinhas, e o resultado foi o mesmo.
A conclusão que eu tirei dessas experiências é que esse tipo de viagem não vale a pena. Detesto perder o controle sobre mim mesmo, seja qual for a droga que me leve a isso.
Alguns que lêem esse texto podem ainda dizer: "ei, mas eu já vi esse cara bêbado e agora vem querer bancar o puritano?". Não estou aqui me colocando como exemplo a ser seguido, ainda às vezes bebo um pouco além da conta em certas ocasiões, e também não me orgulho dos resultados obtidos dessas experiências.
Falo também como um dos muitos que já perderam uma pessoa querida para as drogas. Quem de vocês já teve um amigo ou familiar querido, boa pinta, que tinha tudo para ter uma vida tranquila e próspera, e viu essa pessoa se perder nessa viagem? Ou quem de vocês já teve uma amiga muito querida, linda, e viu essa pessoa mudar seu comportamente da noite para o dia, e no final descobrir que a mesma se envolvia com todos os tipos de pessoas em festinhas, apenas para conseguir mais um baseado, mais uma carreira de pó, mais uma pedra, mais um momento desesperado de prazer? Acreditem, quem faz o convite para essa viagem nunca informa o verdadeiro destino a que ela leva, seja por conveniência, seja por não reconhecer ainda o seu final. Muitos serão iludidos, e vão garantir que estão na viagem certa, pois ao contrário deste que lhes escreve, encontram prazer durante um certo tempo. Estes são alguns dos que farão o convite para essa viagem, outros serão aqueles que conduzem a própria viagem.
Há também a ilusão de se saber a hora de parar; muitos garantem que podem parar quando quiserem, mas o que se vê na realidade, através da experiência de muitas pessoas que já chegaram ao fundo do poço, é que quando se menos espera, você já é um escravo do vício, e não é capaz de viver em paz sem que faça a tal viagem constantemente (muitos até acabam por trocar sua vida, dar tudo que podem, para viver viajando permanentemente). Há quem diga que vive bem fumando um baseado de vez em quando, assim como quem toma uma cerveja constantemente. Para essas pessoas faço uma pergunta: você seria capaz de viver sem isso por tempo indeterminado?
O que mais me alegra é ouvir de algum amigo ou colega que fazia uso de drogas que não mais precisa disso, que resolveu encarar a vida de uma maneira diferente, "viver careta". Conheço muitas histórias de pessoas ligadas diretamente a mim que sairam dessa, seja por já terem chegado ao fundo do poço, seja por terem reconhecido a tempo que esse não era o caminho para suas vidas. Muitos, no entanto, ainda estão viajando na fase da ilusão, até mesmo iniciando na viagem que não tem ainda uma parada certa.
Muitos daqueles que me lêem até esse ponto podem estar se perguntando aonde quero chegar. Não esperem me ver em festas, rodas de amigos, ou onde quer que seja, dando tapas em baseados ou soprando carreiras de cocaína, pregando o que eu acho que é certo. Alguns amigos ainda enrolarão um baseado ao meu lado, enquanto tomo um copo de cerveja, e mesmo assim eu os amarei, bem como estranhos ainda farão a mesma coisa, enquanto ainda os considerarei dignos de meu respeito. A intenção é apenas deixar aqui registrado meu pedido àqueles que se encontram nesse momento envolvidos (em qualquer estágio da viagem), ou que pensam em se envolver com as drogas que considerem tudo que já ouviram a respeito, todas as experiências de pessoas que saíram dessa, o que realmente querem alcançar com isso, e se isso realmente é necessário em suas vidas. Considerem se o resultado alcançado vale o risco que correm de se perder ao longo da viagem, e deixar de aproveitar os prazeres lúcidos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário