terça-feira, 15 de março de 2011

Reclamações Fundamentadas 2010 - PROCON-SP

Vale a pena per o documento de reclamações fundamentadas publicado pelo PROCON-SP, relativo ao ano de 2010. Eu já mudei minha opinião de compra após ler este documento. Vale a pena ler e saber quais empresas podem lhe dar dor de cabeça:

http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_ranking_2010.pdf

Ler este documento me fez relfetir!

A melhor coisa que fiz (ou não fiz) foi deixar de contratar uma linha fixa com internet da Telefônica (desde 2008 não contrato uma linha fixa);

Telefônica
Líder de reclamações do ranking geral, a empresa foi responsável por, aproximadamente, 10% de todas as reclamações registradas em 2010.
...
Apesar de números decrescentes ao longo de 2010, os problemas de oferta de serviços convergentes (os chamados “combos” que reúnem Banda Larga – Telefone – TV por Assinatura), frequentes em 2009, repetiram-se em 2010, em especial, os referentes aos valores cobrados e aos serviços inseridos nos pacotes comercializados pela empresa. Além disso, mudanças ocorridas na forma de cobrança de planos como o “Fale e Navegue à Vontade”, incrementaram o número de reclamações.

Depois de ler vi que não fui o único a detestar o serviço de 3G da Claro:
Telefonia Móvel
Nesse segmento destacou-se a Claro nas primeiras colocações do ranking geral de reclamações, com problemas relacionados à oferta da Banda Larga 3G (não apresentam a velocidade prometida) e cobranças de valores superiores ao contratado pelos consumidores.

Estou pensando 2 x (ou mais) antes de comprar um Galaxy Tab da Samsung;
Os fornecedores que lideraram as estatísticas de reclamações no segmento de Produtos foram: Samsung, Sony Ericsson, LG Eletronics, Positivo Informática e Nokia. A área foi responsável por 11.144 das 31.509 reclamações fundamentadas relativas ao ano de 2010, o que representa 35% do total.

Desde que entrei na faculdade (2002) a Microcamp é mal falada pelas sacanagens que faz com os clientes, e ainda nos dias de hoje está entre as que tem maior índice de reclamações no setor;
 A empresa Microcamp, prestadora do serviço de informática, figura no rol das dez mais reclamadas, mantendo a mesma posição do ano passado. É alarmante a manutenção, neste período de dois anos consecutivos, das práticas de ofertas agressivas à população carente, de imposição da aquisição de material didático em conjunto com o curso, e, em caso de rescisão solicitada pelo consumidor, de exigência de multa sobre todo o valor do contrato (soma do material e curso). O número de reclamações é muito elevado para o segmento.
Da mesma forma, nenhuma outra empresa que presta serviço similar se aproxima do total registrado pela Microcamp.

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